sexta-feira, 22 de abril de 2011

Somos fantoches

Vivemos num país onde se paga muito caro pela cultura. Músicas, filmes e afins são caros para aqueles que amam a cultura e não podem usurfluir dela.
Como podemos resolver isso?
Fazendo Downloads? Mas, Download não é Ilegal? Sim, O dowload passa a ser ilegal, quando vamos baixar uma música na internet, quando vamos comercializar-lo sem autorização do autor.
Com o salário que mau dá pra pagar o gás, as pessoas vão baixar na internet por ser de graça, mas quem sofre com isso tudo é o artista que não recebe nada de lucrativo com a sua obra disponilizada na internet. No sistema brasileiro isto se torna dificultoso quando se trata de música, pois a pirataria e a falta de informação acabam prejudicando muitos artistas da música brasileira, que acabam não tendo seu trabalho reconhecido. Os artistas, compositores e etc, não recebem direitos autorais de modo igualitário com as vendas de suas gravações em cds e etc...E ainda tem o ECAD ( Escritório central de arrecadação e distribuição ) que controla as obras dos artistas e fica com a verba toda dos artistas. Se eles, os autores, não forem lá procurar esse Dinheiro, eles ficam e não avisam. Os próprios artistas tem que correr atrás dos seus direitos.
Exitem muitos artistas que pagam para colocar as suas músicas em rádios, tvs e não recebem nada com isso. E ainda, quando uma rádio coloca a música pra executar na rádio, eles cortam, modificam, editam a música toda. Lá na Europa, é muito diferente. Tocou,  uma músisa de algum brasileiro na rádio de lá, e eles tem o direito autoral. Pois, lá eles recebem os seus direitos autorais por suas obras executadas nas rádios e afins. Diferente do Brasil.
Então, eu lanço uma pergunta!!!

Onde está o respeito pelo artista e o respeito pelos cidadãos instigados pela cultura?

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vitinhu meu nobre,a pior merda que circula talvez não seja mídia ou artista mais sim o consumidor.Apesar de tudo,de toda a renovação ainda existem muitas pessoas que são conservadoras ao ponto de não caçarem artistas da nova cena,pois o certo é que a musica não morreu,como muitos julgam.Enquanto eu aqui digito e escuto uma música dos the strokes,uma música que eu baixei mas ainda não comprei o cd orgânico pois o cd é muito caro.E daí é quem vem o problema,falta patrocínio para que o preço dos cds diminua e para que nós artistas possamos receber da nossa musica que é baixada,como já rola na américa.
    E quanto a pirataria,hoje em dia eu levo como uma coisa boa pra galera que tá comçando,pois se nã fosse isso a gente não ia conhecer a posição da rã ou foge mulher maravilha! srsrs!

    Respondendo a pergunta,eu acho que o respeito deve vim de nós msm,que fzemos o movimento underground,pq senão... fudeu p todos nós!

    Segue então o link da minha banda p quem quiser piratiar meu cd. kkkkkkkkkk! fiquem a vontade
    http://palcomp3.com/ironia2/

    ResponderExcluir